Imagem capa - Ensaios fotográficos com animais, é correto ou não? por Roberta Guido
FotografiaEnsaios Fotográficos

Ensaios fotográficos com animais, é correto ou não?



Ensaios fotográficos com animais é um dilema e uma polêmica bem grande quando envolve todos os direitos animais e exploração. 

Sim, eu também penso muito nisso e eu AMO com todas as minhas forças os animais e a natureza, por isso que as minhas fotos envolvem tanto a natureza! Mas uma coisa deve ser bem explicita aqui, fotografar com animais requer uma responsabilidade muito grande.

Bom, vamos lá, eu trabalho com animais a muitos anos, já trabalhei com aves tanto como documentando-as como com anilhamento e colheita das mesmas quando eu trabalhava no laboratório de ecologia ou antes ainda na faculdade ou para o meu trabalho de conclusão de curso da faculdade de Biologia. Eu sempre fui muito criteriosa quanto a trabalho com animais e sempre entendi muito bem o tamanho da responsabilidade disso e principalmente em termos de educação.

Eu acredito que quando o ser humano está mais próximo de qualquer coisa, ele entende mais como isso funciona e cria uma similaridade muito maior com aquilo que ele está mais próximo. Eu como bióloga e também educadora ambiental, acredito que a educação ambiental existe quando vc está de fato próximo daquilo que esteja estudando, tanto como a natureza, na fauna ou flora! 


Eu sou o tipo de ambientalista que acredita que os zoológicos devem existir por conta dessa aproximação que os humanos devem sim ter com os animais... Gente, somos animais também! Além do que, os zoológicos não existem somente para exposição e sim também para educação ambiental, proteção de espécies com risco de extinção e procriação dessas espécies também (mas poucas pessoas sabem disso). É lógico que existem diversos problemas que envolvem os nossos animais, fauna e flora, mas enfim, problemas que o Brasil enfrenta é um assunto muito longo na qual eu não quero falar aqui, quero falar somente sobre os animais mesmo rs.





E é claro que o homem faz e fez tudo isso com o nosso planeta, mas, por causa disso mesmo que o homem deve sim ter mais contato com animais e natureza (e não viver em uma bolha), pra entender o quanto isso tudo é importante tanto quanto a gente. Consegue entender minha linha de raciocínio?

Mas é claro, seguir essa linha de raciocínio com ética e responsabilidade. 

Então, quais são os critérios que eu utilizo para as minhas fotos com os animais?

Eu quero que as pessoas possam ter mais contato com a natureza e com os animais, para que elas possam entender o quanto eles são importantes assim como a gente. Nós também fazemos parte da natureza, dos animais e todos somos um. 



Vocês acreditam que os ensaios que eu faço, muitas pessoas ficam impressionadas com o tamanho das árvores que encontramos, os animais que encontramos, lagos, florestas, cachoeiras, as vezes a pessoa nunca nem entrou numa floresta, foi a primeira vez comigo! E daí eu faço o registro da pessoa na floresta, quero mostrar que temos sim essa conexão com a natureza e que ela faz parte sim da gente também! 

Eu já fotografei crianças que nem querer colocar o pé na grama não queria, pois nunca tinha estado em um local com gramado! Gente, nós somos parte da natureza também e eu quero mostrar isso para as pessoas!



E quais são os critérios que eu utilizo para realizar os ensaios fotográficos com os animais?

Os tratadores dos animais são legalizados para criar os animais e isso é imprescindível! Porque se por um acaso a pessoa não tiver licença e você estiver veiculando imagens de animais que não possuem licença, pode dar um problemão pra você :) , além de você estar também contribuindo com o tráfico de animais! Mais de 38 milhões de animais morrem todos os anos por conta do tráfico! E você aceitar fazer um ensaio fotográfico com essa pessoa que possui um animal ilegalmente, é como se você estivesse compactuando com aquele animal ilegal que ela possui (além de ainda dar dinheiro pra ela pelo contato com esse animal). 



E como e porque esse animais morrem? Eles são capturados ilegalmente, as vezes muito bebê ou de uma forma bem bem ruim, eles são colocados em gaiolas ou jaulas ridículas e minusculas onde entre 10 capturados, 8 ou 9 morrem por conta do local, infecções, fome e coisas do tipo!

Então, o principal critério é a legalização, e eu também tento observar (através de pesquisas em redes sociais, sites etc) quais os outros lugares que estes animais frequentam pra tentar entender se são bem cuidados e coisas do tipo. porque o que é legal, não é escondido. Pessoas que possuem animais ilegais não ficam exibindo os animais por ai para não correr o risco de serem pegos. O que eu mais prezo é a saúde e legalidade do animais pra conseguir fazer um trabalho tranquilo e feliz pra conseguir de fato mostrar essa conexão que temos com eles. As vezes ela só não foi ainda muito bem explorada ;) 

Veja a baixo mais algumas fotos que eu já fiz com animais e deixe seu comentário <3