Imagem capa - Dica para fotógrafos - Viajando para fotografar por Roberta Guido
Fotografia

Dica para fotógrafos - Viajando para fotografar

Quando eu comecei na fotografia a 4 anos atrás, eu sempre ficava olhando vários fotógrafos indo fotografar em outros estados e sempre achei que isso seria a coisa mais impossível pra mim.

No meu pensamento, fotografar em outro estado era sinal de que você era um fotógrafo muito famoso e recomendado por milhares de pessoas. Porém, eu comecei a perceber que as coisas não eram bem assim!

Pesquisei muito a respeito e percebi que as principais influencias para se fotografar fora do seu estado é: uma boa divulgação do seu trabalho nas redes sociais, um trabalho diferenciado dos fotógrafos da própria cidade e coragem.


Mayara no Ibirapuera


As 3 influencias que eu citei, são de extrema importância.

Divulgação em redes sociais: Através das redes sociais que você vai arrumar outras pessoas interessadas no seu trabalho e que seja de outros estados. Eu utilizo o facebook e instagram para poder divulgar os meus ensaios em outros estados. O instagram é através das hashtags, não impulsiono no instagram e as pessoas me acham somente pelas hashtages. Agora no facebook, dá super certo você impulsionar para os estados que pretende fotografar. Só que você terá que separar uma graninha para poder fazer isso. Já impulsionei diversas vezes no facebook e já joguei muito o dinheiro fora também. E te digo, impulsionar por menos de R$10,00 é jogar dinheiro fora, porque o alcance não é muito, muitas pessoas até veem a sua publicação e não reagem, então pra você ter um mínimo de reações na sua publicação, o ideal que esse mínimo seja de R$30,00 para somente 1 dia. Em outra postagem eu vou explicar mais como impulsiono as minhas publicações :)


Trabalho diferenciado: Quando você começar a divulgar seu trabalho nas redes sociais e seu trabalho for igual a de outros fotógrafos desse estado, porque uma pessoa de outro estado que não te conhece e não tem referencias sobre você, te contrataria? Ou você tem que ter um trabalho diferente dos outros fotógrafos, ou você é famoso, ou você tem indicações.  Se você não conhece outras pessoas influentes de outro estado, ninguém vai te indicar... Se você não é famoso, ninguém vai te contratar pelo trabalho que você tem e que é igual ao dos outros fotógrafos locais, o que lhe resta é ter um trabalho diferente das pessoas que trabalham naquele local. Mas, não adianta também você criar um trabalho diferente somente por interesses, esse trabalho tem que ser natural pra você e você tem que gostar muito, porque trabalhar visando somente dinheiro, não rola. 

Coragem: Porque coragem? Porque inúmeras pessoas vão dizer que não vai dar certo, porque você vai pra um lugar que não conhece ninguém, porque você nunca fez isso antes na sua vida e eu poderia dizer milhares de coisas que te impedem para uma mudança na sua vida... Mas a melhor pessoas pra responder tudo isso, é você mesmo. 


Eu não possuo muitas experiências com viagens. Comecei a viajar para trabalhos esse ano, fui para Curitiba, Florianópolis, Santos e São Paulo em Janeiro e agora no mês de junho voltei a São Paulo e Santos. Marquei umas datas na minha agenda, divulguei bastante e as pessoas apareceram. Enquanto você não fizer algo para testar, experimentar e aprender, as dúvidas sempre permaneceram na sua vida.